domingo, 4 de novembro de 2012

Ecocidade - Ligações Externas para exemplos de uso dos conceitos propostos

Ecocidade

Estou preservando aqui as Ligações Externas para exemplos de uso dos conceitos propostos. Estas Ligações Externas foram eliminadas devido a uma interpretação de um dos revisores da Wikipedia em Português  com a qual não concordo, mas devo respeitar.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Você está visualizando uma edição arquivada desta página, feita por ProsperoClaudio
 (discussão | contribs) em 17h16min de 9 de novembro de 2008. Esta edição pode ser muito 
diferente da última ediçãofeita na página. O endereço URL mostrado no navegador é uma 
ligação permanente para esta edição. Para mais informações, consulte a página de ajuda

Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (difver edição seguinte → (difver última edição → (dif)


ecocidade é um conjunto urbano que compartilha de um espaço de vida em comum e adota conscientemente o projeto de transformar a cidade numa grande casa (do gregooikos, moradía) solidária, na qual tudo será organizado e realizado para o fim de diminuir o impacto sobre o meio ambiente.

Uma Conferência eletrônica sobre o desenvolvimento de Ecocidades aconteceu de fevereiro a junho de 2003 via internet, como uma atividade que facilitou aos participantes da 5a Conferência sobre Ecocidades, previamente concluída em Shenzhen, China, em agosto de 2002, continuarem a trocar idéias e experiências. Também possibilitou, às pessoas que não puderam comparecer à conferência, participarem, pela internet, das discussões dos documentos que foram apresentados, e poderem apresentar seus proprios trabalhos. Um dos objetivos dessa conferência virtual foi promover o trabalho em rede e a cooperação sobre desenvolvimento de Ecocidades com os seus organizadores. Todos os resumos e documentos apresentados na 5ª Conferência estão disponíveis no sítio da Universidade das Nações Unidas referido abaixo.

Num trabalho titulado "ECOCIDADES - Esboço de idéias-sementes para um Projeto de Desenvolvimento Urbano Integral", o ativista brasileiro Marcos Arruda afirmou que na EcoCidade, a crescente personalização ocorre simultaneamente à crescente socialização, que consiste na partilha consciente dos bens e recursos disponíveis a fim de aumentar o bem-viver de cada um e de todos: 
"Ambos estes processos se situam no contexto da integração harmônica e durável com o ecossistema em que vive cada cidadã/cidadão e a sociedade como um todo".

Índice

  [esconder

5ª Conferência sobre Ecocidades

Visão dos componentes para criação e transformação de nossas cidades em ambientes sustentáveis

  • Coleta e utilização de água de chuva e reutilização de águas servidas (águas tratadas) - redução de enchentes e melhor aproveitamento dos recursos hídricos.
  • "Matas Ciliares" para avenidas, ruas e estradas - cada "rio de cimento" equilibrado por árvores em suas laterais e canteiros centrais.
  • Cabotagem e ferrovias - transporte de mercadorias em longas distâncias através de cabotagem, para as cidades litorâneas e através de ferrovias, para as cidades distantes do litoral

Ver também

Ligações externas

Bibliografia

  • Mais informações sobre Meio Ambiente:
    • TRIGUEIRO, ANDRE: "MEIO AMBIENTE NO SECULO 21". São Paulo: Editora AUTORES ASSOCIADOS, 4ª Edição - 2005 - 366 pág.
    • TRIGUEIRO, ANDRE:"MUNDO SUSTENTAVEL". São Paulo: Editora GLOBO, 1ª Edição - 2005 - 304 pág.
    • Habitare disponibiliza 20 livros para download gratuito O Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) oferece em seu portal uma série de livros para download gratuito. Já estão no site 20 obras que contemplam áreas como construção sustentável; resíduos; planejamento de canteiros; avaliação pós-ocupação; inovação e gestão da qualidade e produtividade; normalização e certificação; habitação e encostas.