Abaixo uma série de indicações de leituras para quem desejar refletir sobre outras combinações de modos possíveis para nos movermos nas cidades.
Carros compartilhados - ACESSO e não PROPRIEDADE
Abaixo mais alguns exemplos que parecem confirmar a tese defendida por Rifkin (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeremy_Rifkin), em seu livro: A Era do Acesso.
Segundo o autor, estamos migrando de uma época que o uso de Bens e Serviços depende da sua propriedade, para uma era em que pagamos uma taxa de uso por estes Bens e Serviços, utilizando-os de forma compartilhada com outras pessoas. (Alguns outros exemplos: Telefonia fixa e móvel, Internet banda larga, Televisão por assinatura, água tratada, tratamento de esgoto).
A lógica de pagar pelo acesso parece estar chegando à Mobilidade Individual, onde o acesso a veículos automotores não dependerá mais de ser proprietário de um automóvel.
Texto completo em:
Todos os Fóruns >> [Agenda Brasil do Conhecimento] >> Desenvolvimento Urbano e Regional >> Carros compartilhados - ACESSO e não PROPRIEDADE
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/m.asp?m=5040&forumid=121
Mobilidade Urbana, Cidadania e Inclusão Social
* Este documento representa o posicionamento da ANTP que hoje é a base do Projeto MOBILIDADE CIDADÃ PARA TODOS fazendo parte do texto referencial do Livro Mobilidade e Cidadania da ANTP e tomou por base os trabalhos desenvolvidos no Jubileu de 25 anos da ANTP que tratou dos temas de Mobilidade e qualidade de vida;regulamentação;tecnologia e Energia; Financiamento e recursos; e transporte urbano do século 21.
Texto completo em:
Sugestões de grupos para organizar nossas conversas sobre Mobilidade
Texto completo em:
http://diamundialsemcarro.ning.com/profiles/blogs/sugestoes-de-grupos-para
Wikifuturos: Mobilidade urbana - futuros desejáveis
Texto completo em:
http://diamundialsemcarro.ning.com/profiles/blogs/wikifuturos-mobilidade-urbana
Mobilidade urbana: informações gerais, notícias
Texto completo em:
"São Paulo sofre a Sindrome de Estocolmo", por Carlos Magno Gibrail - blog do Milton Jung
Texto completo em:
Plano de Metas da Prefeitura para 2012 - "Transport e: metas só no papel" - Jornal da Tarde
"Transporte: metas só no papel" - Jornal da Tarde
- Postado por Andrea Rinaldis Laurenti Magri em 3 fevereiro 2010 às 15:55
- http://diamundialsemcarro.
ning.com/profiles/blogs/ transporte-metas-so-no-papel
Rodar 40 quilômetro s por dia e, ao fim de um mês, gastar cerca de R$ 15 em combustíve l? !!!
G1 andou em scooter elétrica com tração nas duas rodas
Modelo chega a 60km/h e tem até 40 km de autonomia por carga.
Fabricante aposta em expansão de postos com alimentação solar.
Fabricante aposta em expansão de postos com alimentação solar.
Programa Bicicleta Brasil (PBB) - "um ciclista urbano circula mais rápido que um motorista, chegando a fazer a média de 25km/h"
Projeto Ecoinovação » Todescan e Siciliano Arquitetura – Desafios ...
De acordo com pesquisas, um ciclista urbano circula mais rápido que um motorista, chegando a fazer a média de 25km/h. Além de ganhar mais tempo na vida, ...
www.projetoecoinovacao.com.br/ ?p=431%3Cimg%20src
www.projetoecoinovacao.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário