quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mobilidade urbana - a diversidade de modos fazendo uma vida com qualidade

Nas grandes e médias cidades o ato de ir e vir tem sido dificultado pela "mono-cultura do automóvel".

Abaixo uma série de indicações de leituras para quem desejar refletir sobre outras combinações de modos possíveis para nos movermos nas cidades.

Carros compartilhados - ACESSO e não PROPRIEDADE

Abaixo mais alguns exemplos que parecem confirmar a tese defendida por Rifkin (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeremy_Rifkin), em seu livro: A Era do Acesso.

Segundo o autor, estamos migrando de uma época que o uso de Bens e Serviços depende da sua propriedade, para uma era em que pagamos uma taxa de uso por estes Bens e Serviços, utilizando-os de forma compartilhada com outras pessoas. (Alguns outros exemplos: Telefonia fixa e móvel, Internet banda larga, Televisão por assinatura, água tratada, tratamento de esgoto).

A lógica de pagar pelo acesso parece estar chegando à Mobilidade Individual, onde o acesso a veículos automotores não dependerá mais de ser proprietário de um automóvel.


Texto completo em:
Todos os Fóruns >> [Agenda Brasil do Conhecimento] >> Desenvolvimento Urbano e Regional >> Carros compartilhados - ACESSO e não PROPRIEDADE
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/m.asp?m=5040&forumid=121




Mobilidade Urbana, Cidadania e Inclusão Social


* Este documento representa o posicionamento da ANTP que hoje é a base do Projeto MOBILIDADE CIDADÃ PARA TODOS fazendo parte do texto referencial do Livro Mobilidade e Cidadania da ANTP e tomou por base os trabalhos desenvolvidos no Jubileu de 25 anos da ANTP que tratou dos temas de Mobilidade e qualidade de vida;regulamentação;tecnologia e Energia; Financiamento e recursos; e transporte urbano do século 21.

Texto completo em:



Sugestões de grupos para organizar nossas conversas sobre Mobilidade



Texto completo em:
http://diamundialsemcarro.ning.com/profiles/blogs/sugestoes-de-grupos-para





Wikifuturos: Mobilidade urbana - futuros desejáveis




Texto completo em:
http://diamundialsemcarro.ning.com/profiles/blogs/wikifuturos-mobilidade-urbana


Mobilidade urbana: informações gerais, notícias


Texto completo em:



"São Paulo sofre a Sindrome de Estocolmo", por Carlos Magno Gibrail - blog do Milton Jung


Texto completo em:



Plano de Metas da Prefeitura para 2012 - "Transporte: metas só no papel" - Jornal da Tarde



"Transporte: metas só no papel" - Jornal da Tarde




Rodar 40 quilômetros por dia e, ao fim de um mês, gastar cerca de R$ 15 em combustível? !!!




06/10/09 - 06h45 - Atualizado em 06/10/09 - 06h45

G1 andou em scooter elétrica com tração nas duas rodas

Modelo chega a 60km/h e tem até 40 km de autonomia por carga.
Fabricante aposta em expansão de postos com alimentação solar.
Dennis BarbosaDo G1, em São Paulo




Programa Bicicleta Brasil (PBB) - "um ciclista urbano circula mais rápido que um motorista, chegando a fazer a média de 25km/h"






Projeto Ecoinovação » Todescan e Siciliano Arquitetura – Desafios ...

De acordo com pesquisas, um ciclista urbano circula mais rápido que um motorista, chegando a fazer a média de 25km/h. Além de ganhar mais tempo na vida, ...
www.projetoecoinovacao.com.br/?p=431%3Cimg%20src


Projeto cria programa de incentivo ao uso de bicicletas

http://diamundialsemcarro.ning.com/profiles/blogs/projeto-cria-programa-de




A Câmara analisa o Projeto de Lei 6474/09, do deputado Jaime Martins (PR-MG), que cria o Programa Bicicleta Brasil (PBB) nos municípios com mais de 20 mil habitantes. A proposta destina 15% do valor arrecadado com multas de trânsito para financiar o programa.
Entre os objetivos do programa estão:
- apoiar estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e construção de ciclovias e ciclofaixas;
- promover a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo;
- promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte econômico, saudável e ambientalmente adequado.
A proposta também inclui essas atribuições entre as atividades que podem ser financiadas com recursos da Cide-Combustíveis, por meio de alteração na lei que fixa os critérios desse tributo (Lei 10.636/02), e no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Contribuições e doaçõesO PBB também será financiado por dotações orçamentárias de todos os níveis de governo e por contribuições e doações de organizações, pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras. A execução do PBB será responsabilidade dos setores públicos e privados ligados ao trânsito e à mobilidade urbana.
Segundo o deputado, a melhoria das condições de mobilidade urbana “é um dos grandes desafios do poder público nos tempos atuais”. Paralelamente, ele lembra da necessidade de se buscar a redução da emissão de poluentes e de gases do efeito estufa. “Essa circunstância tem levado os governos, em vários locais do planeta, a voltarem suas atenções para a bicicleta como meio de transporte”.
Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Edição - Newton Araújo)


Dicas para o ciclista urbano

Dicas para o ciclista urbano (Por Willian Cruz)



Ciclismo Granja Viana São Paulo

Para aqueles que gostam do ciclismo e querem pedalar com segurança e natureza.Muita subida e muitas decidas no meio de bosques e natureza. Percursos entre 10/15/20 km "endurance médio" Condomínios com Segurança.

        http://estevanmatheus.blogspot.com/


Cycle Chics: ciclismo urbano com estilo

ESTILO | FASHION BUBBLES | JANUARY 8, 2010 AT 5:17 PM

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