terça-feira, 17 de abril de 2012

Embu das Artes possui uma grande área de mata atlântica pertence ao cinturão verde RMSP ... mas que está severamente ameaçada com mudança da lei do Plano Diretor



Milton Jung da CBN acaba de falar no programa ao vivo da ameaça da mudança
da lei do Plano Diretor de Embu, para... fb.me/1xYXSZWcb about 20 hours ...

Milton Jung da CBN acaba de falar no programa ao vivo da ameaça da mudança
da lei do Plano Diretor de Embu, para a população de toda a grande são ...

Embu das Artes possui uma grande área de mata atlântica pertence ao cinturão
... mas que está severamente ameaçada com mudança da lei do Plano Diretor.

MAIS UMA AMEAÇA AO CINTURÃO VERDE DE SÃO PAULO
11/04/2012
SEAE - Sociedade Ecológica Amigos de Embu   http://www.seaembu.org/noticia.php?id=229
Indaia Emília - Assessoria de Comunicação
Mudança no zoneamento de Embu das Artes condenará de forma irreversível
as áreas verdes e os mananciais com a implantação de indústrias e galpões
O novo projeto de Lei do Plano Diretor compromete as últimas áreas florestadas de Embu das Artes (SP) ao permitir indústrias e logística em toda a extensão da Zona de Interesse Ambiental, lado Oeste que corresponde a cerca de 40% do município. Essa região abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica e mananciais, destacando-se os rios Embu Mirim e Cotia, e faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Possui uma enorme biodiversidade com espécies animais e vegetais ameaçados de extinção e presta extraordinários serviços ambientais para a Região Metropolitana de São Paulo. Na próxima segunda-feira (16/4), será realizada a última Audiência Pública e em seguida, no dia 18 de abril, segundo o calendário divulgado pela Câmara dos Vereadores, o projeto segue para votação.

Moradores e entidades estão indignados com a proposta da Prefeitura, pois não foram feitos estudos aprofundados na região para definir o novo zoneamento, além disso o poder público não respondeu às inúmeras propostas apresentadas pela comunidade durante as reuniões temáticas de Revisão do Plano Diretor.

Paulo Nobre, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) se pronunciou na última Audiência (19/3), dizendo que “as matas de Embu são vitais para a segurança alimentar, social, saúde, água e moradia das populações de Embu e da Região Metropolitana de São Paulo. Contudo, a revisão do Plano Diretor de Embu condena esse patrimônio com irregularidades e inverdades. O mapa dos maciços florestais publicado no Plano Diretor não corresponde aos levantamentos do Instituto Florestal para a área. A imposição de indústrias e corredores empresariais condenará os maciços florestais de Mata Atlântica ao seu extermínio. A Minuta de Revisão do Plano Diretor é criminosa, (...) ignora os efeitos do clima na sociedade”.

É difícil estimar o tamanho dos impactos ambientais, já que a supressão das matas, em diversos estágios de recuperação, prejudicará os mananciais da Guarapiranga e do rio Cotia, além de gerar a erosão do solo, que aumenta as taxas de assoreamento de rios e nascentes numa região produtora de água. O novo zoneamento também promoverá o adensamento populacional ao induzir a ocupação da área com a instalação de indústrias e galpões; a impermeabilização do solo, etc. numa região extremamente frágil e vulnerável. Vale lembrar que o rio Embu Mirim é um dos principais contribuintes da Represa Guarapiranga, responsável pelo abastecimento de quatro milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

O que os estudos do Plano Diretor indicam?
O novo zoneamento também prevê um enorme “anel industrial”, começando no centro do município, cortando completamente a Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde, e desembocando na Rodovia Regis Bittencourt (BR 116) e no Rodoanel, afetando uma área de cerca de 3 milhões de metros quadrados. Especialistas do Instituto Florestal (IF) analisaram a Zona do Corredor Empresarial (ZCE) e questionam: de que forma a ZCE, que insere indústrias, armazenagem e depósitos, entre outros usos, será compatível com os objetivos da APA Embu Verde, com um padrão de uso e ocupação que apresenta alto nível de impermeabilização e forte alteração na paisagem tipicamente rural?

Ao fazerem um estudo mais aprofundado em apenas um dos trechos, os técnicos do IF concluíram que mais de 50% da zona avaliada possui vegetação com restrição ao corte, conectividade de fragmentos de vegetação e atividades em solos permeáveis. “O cenário futuro neste caso é bastante incerto para os investidores e para o poder público, aparentemente não há justificativa de utilidade pública ou interesse social desse tipo de empreendimento em ambientes com vários remanescentes de vegetação nativa, muitos cursos d’água e paisagens permeáveis que inclusive justificaram a criação da APA. Projetos industriais e comerciais, geralmente são opções de uso e ocupação em áreas degradadas”, expõem os especialistas no texto publicado no I Congresso de Áreas Verdes: Florestas Urbanas.

Os moradores contam que o Plano de Manejo da APA Embu Verde, estudo específico para estabelecer as normas, o uso e ocupação do solo, definindo o zoneamento ecológico-econômico, está atrasado mais de dois anos, e anda a passo de tartaruga, enquanto a Prefeitura galopa velozmente para a aprovação do Plano predatório que mudará o destino da cidade das ARTES em pouco tempo. Tudo leva a crer que por trás do caminho fácil para aumentar a arrecadação de impostos, os especuladores de plantão terão valorização imediata dos imóveis na região. Leandro Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu adverte “a legislação relativa aos Planos Diretores não estipula mecanismos para coibir as mudanças no zoneamento que levam ao desenvolvimento predatório: a Prefeitura de Embu das Artes vai trocar água, saúde e biodiversidade por galpões.”

Mobilização popular e estudos do IF derrubaram o Corredor Empresarial em 2006
Estudos do Instituto Florestal, no final de 2005, e a união da comunidade derrubaram juridicamente o Corredor Empresarial da Rua Maria José Ferraz Prado durante administração do prefeito Geraldo Cruz (PT). Portanto, o corredor proposto na Revisão do Plano Diretor já foi objeto de contestação em 2005/2006. Hoje a área faz parte da APA Embu Verde por ser um importante patrimônio ambiental do município. Em 2005, o Instituto Florestal indicou que “o corte raso e o aterramento da área em análise e a consequente construção e operação de empreendimentos industriais e comerciais podem comprometer as nascentes e os pequenos córregos que cortam toda a área, desfigurando toda a estrutura da paisagem ora existente e com impactos adversos sinergéticos de difícil mensuração no tempo presente”. O Estudo ainda mostrou impactos para a população, clima, fauna e flora, considerando que a região abriga 202 espécies vegetais nativas, sendo que sete apresentam alguma categoria de ameaça. Assim, “ficou evidente que se trata de paisagem relevante para a proteção da fauna e que merece ser conservada”.

Atualmente, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu conta com diversos especialistas, biólogos, geógrafos e educadores ambientais, que estão identificando os recursos naturais nos principais fragmentos florestais da região Oeste desde o ano passado. Diversos felinos ameaçados de extinção foram identificados por meio de pegadas e câmeras fotográficas com sensores de movimento instaladas nas matas, entre eles a onça-parda (Puma concolor). O especialista em biologia vegetal, Rodrigo Trassi Polisel, conta que “a vegetação da APA contém elementos botânicos relevantes. Foi registrada a presença de duas espécies ameaçadas de extinção: o Euterpe edulis Mart. (palmito-jussara) e aOcotea odorifera (canela-sassafras). Além disso, outras espécies de distribuição geográfica restritas e endêmicas à Floresta Atlântica (que só existem neste habitat) foram registradas, o que atesta a importância destes remanescentes para a conservação da flora regional. Trata-se de: Inga sellowiana Benth. e Lytocarium hoehnei(Burret) Toledo. Estes elementos são ótimos indicadores que sugerem a existência de uma vegetação com potencial de agradação florística relevante, seja pela presença da fauna dispersora de sementes como o pavó ou pavão-do-mato (Pyroderus scutatus), a araponga (Procnias nudicollis), o tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), entre outros, ou pela presença de fragmentos bem conservados na região do Morro Grande.”

Turismo, meio ambiente e qualidade de vida... por quanto tempo?
Embu das Artes já mostrou que o modelo proposto pela Prefeitura não traz benefícios para a população. Como acreditar que o intenso trânsito de veículos de carga pesada, o desmatamento e a nova topografia gerada por aterros combinam com uma área de baixa densidade populacional, com vocação turística e privilegiada por fauna, flora e mananciais? Quantos quilômetros um paulistano precisa rodar para chegar a uma cidade turística, privilegiada por artistas, pela riqueza da Mata Atlântica, por nascentes de água e por tranquilidade? Que preço será que os paulistanos pagam por isso? Embu fica a apenas 28 km de São Paulo. Os políticos passam pelas cidades, mas quem carrega para sempre o impacto de suas atitudes são os seus moradores. Por isso é legítimo o posicionamento de cada cidadão, é legítimo exigir uma análise abrangente sobre que modelo de desenvolvimento a cidade pretende seguir!
Revisão do Plano Diretor de Embu das Artes
Audiência Pública Legislativo – Segunda-feira – 16/4 – 19hVotação do Projeto de Lei – Quarta-feira – 18/4 – 18h
Câmara dos Vereadores de Embu das Artes
Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Pq. Industrial - Embu das Artes - SP


Nessa semana, será votado o projeto de Plano Diretor que permite a implantação de indústrias na região de Embu das Artes, a 28 quilômetros de São Paulo - SP



Relatório das propostas da Revisão do Plano Diretor. O Governo da Cidade de
Embu das Artes divulga os relatórios das propostas apresentadas pela ...

Confira na íntegra a entrevista do Prefeito de Embu das Artes sobre o Plano
Diretor. Clique aqui para conferir na íntegra a entrevista do Prefeito de Embu das ...

Nesta segunda-feira, dia 16, às 19h, a Câmara de Embu das Artes realiza
audiência pública sobre revisão do Plano Diretor Municipal, no plenário Mestre ...
www.cmembu.sp.gov.br/index.php?...plano-diretor... - Similares

Nesta segunda-feira, dia 16, às 19h, a Câmara de Embu das Artes realiza
audiência pública sobre revisão do Plano Diretor Municipal, no plenário Mestre ...

A Revisão do Plano Diretor de Embu das Artes, que prevê a criação de um
corredor empresarial ao longo da Av. João Batista Medina e Estrada Maria
Catarina ...
www.embudigital.com.br/2012/04/plano-diretor-ainda-rende-polemica/ - Similares

Milton Jung da CBN destaca problemas do Plano Diretor de Embu das Artes.
Escrito por admin em 16/04/2012 Deixe um comentário (0) Ir para comentários ...

Clique aqui para conferir na íntegra a entrevista do Prefeito de Embu das Artes
sobre o Plano Diretor.
prefeitura-embu-sp.jusbrasil.com.br/.../confira-na-integra-a-entrevista-do-prefeito-de-embu-das-artes-sobre-o-plano-diretor - Similares

http://img.youtube.com/vi/2CXz_6WaNoQ/default.jpg
1 min - 20 horas atrás
Vídeo enviado por SalveEmbu

Band - Plano diretor de Embu ameaça mata atlanticaby SalveEmbu1 view · SBT SALVE ...
www.youtube.com/watch?v=2CXz...

Prefeito de Embu das Artes fala sobre plano diretor. 16/04/2012. Em resposta à
Voz do Povo desta segunda-feira, o prefeito de Embu das Artes contou como o ...

embu Nessa essa semana, será votado o projeto de Plano Diretor que permite a
implantação de indústrias na região de Embu das Artes, a 28 quilômetros de ...


--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Nenhum comentário: