quarta-feira, 5 de maio de 2010

Clemente Nóbrega: Empresas de Sucesso, Pessoas Infelizes?


Empresas de Sucesso, Pessoas Infelizes?

 Do que trata
 Conteúdo do livro
 Introdução completa do livro
 Parte I
 Parte II
 Compre aqui o livro

http://www.clementenobrega.com.br/clemente_nobrega/livros_empresas_pessoas_que_se_trata.html
O livro parte de uma constatação: empresas de sucesso existem muitas, empresas felizes poucas.
Dito de outro modo: é muito mais fácil encontramos empresas de sucesso do que pessoa felizes trabalhando nelas. O livro relata minha investigação de por que isso é assim.

Descobri que o desconforto das pessoas nas organizações tem muitas fontes. Por exemplo: a percepção de que os processos nela são injustos (ausência de meritocracia; privilégios a pessoas mais antigas e parentes), luta pelo poder dentro da empresa, protecionismo, processo de decisão viciados... Todas essas coisas colaboram para que haja “mais calor do que luz nas empresas”.

Com base nessa constatação, eu componho a “trama” de Empresas de sucesso, pessoas infelizes?.
Para tentar descobrir as causas de tanto "calor", uso argumentos que passam por uma variedade de autores (Shakespeare, Fernando Pessoa, Millor Fernandes) e personagens do mundo empresarial (Jack Welch, Bill Gates, Rudolph Giuliani). As conclusões se apóiam em noções da teoria econômica, antropologia, ciência da complexidade e psicologia evolucionária. O subtítulo do livro - “A gestão de pessoas e a ciência” - reflete minha intenção de basear minhas afirmações em descobertas recentes nesses campos. Falta ciência à gestão de pessoas.

Baseado em minha própria experiência profissional, percorrendo como consultor as entranhas de muitas corporações e em muita pesquisa (minha e de outros), faço um mergulho no dia-a-dia das empresas; no seu, assim chamado “clima organizacional”. O fato é que o tal “clima” - “geralmente tenso e nada saudável, abafado e suarento”- é assim “mesmo que a empresa esteja indo bem”. Às vezes ele é “insalubre mesmo”.

Isso é assim por falta de visão adequada de dois temas centrais: liderança e gestão de pessoas.
“Antigamente se pensava que gestão era sobre competências em finanças, tecnologia, logística, fabricação, só que essas coisas se compram. Gestão é sobre gente. Gestão é difícil porque gente é desenhada pela biologia para pensar primeiro em si, não no grupo”.

O livro trata desempenho, produtividade, inovação, trabalho em time, motivação, e aponta a maior falha das empresas hoje: a falta de inovação na área de gestão de pessoas. “É curioso que, mesmo com todo o blá-blá-blá atual sobre a importância das pessoas, não haja novidade nesse segmento. Há progresso no uso de novas tecnologias, há avanços em marketing, em governança, em ferramentas de gestão tipo BSC e CRM, mas, com relação a pessoas, o que chama a atenção é a quantidade de gente infeliz e abafada nas empresas”.

Para construir os argumentos que defendo no livro e provocar uma reflexão séria, eu faço uma reavaliação das práticas e da mentalidade usuais em gestão nas empresas. Não se podem equacionar as questões que atormentam as empresas sem um olhar radicalmente novo e livre de preconceitos sobre o que de fato move os seus colaboradores, e eu aponto, item por item, os elementos desse novo olhar, que nada tem a ver com a sabedoria convencional da área de gestão.

Outros livros de Clemente Nóbrega:





























































               

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