quarta-feira, 12 de maio de 2010

Geração Y - pontos ressaltados da palestra de lançamento do livro – Livraria Cultura - Market Place – 11/05/2010


Compartilho com vocês os pontos, conforme o meu entendimento e interpretação, que mais me impressionaram na palestra de lançamento do livro Geração Y, do Sidnei Oliveira, na Livraria Cultura do Market Place.

Perfis típicos da Geração Y
                                                 
Operacionais  -  “Fazem apenas o que lhes mandam fazer”

Potenciais – “Trabalham para cumprir seus próprios objetivos (exemplo: pagar a Faculdade, acumular dinheiro para uma compra, de um carro ou de uma viagem)”. Não tem vínculos com a Organização.

Talentos – “Buscam sua missão que pode ser construtiva (adequar as Instituições Sociais às necessidades atuais) ou destrutiva (atacar as Instituições Sociais por serem inadequadas [1]”

Nós, os das Gerações Belle Epoque, Baby boomers e X [2], temos a missão prioritária de orientá-los para que encontrem Missões Úteis para a Vida.

Ainda nesta década mais de 50% do Capital Humano do Mundo (a antiga “força de trabalho”) será pertencente à Geração Y.

Nós, os das Gerações Belle Époque, Baby-boomers e X  [2], teremos que “passar o bastão” para eles. O grande risco é que deixemos de prepará-los, principalmente evitando / impedindo que cresçam com seus próprios erros, por:

  •          Incompreensão dos desafios que enfrentarão [3], com conseqüentes percepções de necessidades de adequação das Instituições Sociais que herdaram
  •          Insegurança em relação aos comportamentos dos Geração Y, que não aceita / adota o “Padrão Estabelecido” (Estabelecido para uma outra Realidade Social, por nós (Belle Époque, Baby-boomers e X), onde as Tradições ainda eram úteis como respostas a situações vividas, sem grandes alterações, por várias gerações – “apesar de tudo que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”,  trecho de uma música que representa toda a nossa desilusão com nossas Revoluções (anos 60 e 70))
  •          Super proteção de nossos maiores tesouros, nos quais investimos grandes expectativas e dinheiro também (rs rs rs)


Cabe a nós ajudá-los, todos os Perfis acima, a descobrir seus Dons, tornando-se os Talentos que a Realidade atual necessita e o motivo para todo o investimento feito em sua preparação – emocional, intelectual, financeiro. Nunca houve uma geração melhor informada, objeto de tanto afeto e cuidado.

Mas não temos uma geração de gênios. Desconfio que a proporção de gênios e super dotados não deve ter se alterado, na média – nós também fomos o “controle remoto” (muda o canal moleque) e os “ajustadores de canais” da tecnologia emergente de nossa época –a televisão.  Nem por isso prescindimos de tentar e errar para aprender o que nossos pais não tinham condição de nos ensinar.

Também não é justo adotarmos uma posição oposta da falta de confiança: não interagirmos, deixando para eles o ônus de enfrentar os grandes desafios do porvir, muitos dos quais frutos de ações e omissões nossas. Devemos procurar,  todas as gerações, dialogar – principalmente compreender as diferentes percepções, para avaliar e aproveitar o que for útil de nossas experiências – e os Y também as têm, muitas, diferentes e em volume maiores, que as nossas. Como as nossas foram diferentes das de nossos antepassados.


[1] A Geração Y, esteja o indivíduo em qualquer dos perfis acima, não confia nas Instituições Sociais que encontraram na Sociedade (Corporações, Mídia Tradicional, Política, Relações Familiares, Seitas Religiosas). Viram seus pais, os da Geração X:

·         Despedidos pelas Organizações em que esperavam se aposentar
·         Manipulados pelas Mídias em que confiavam para se informar e agir social e politicamente,
·         Frustrados em suas expectativas em um ou mais casamentos, que esperavam ser para toda a vida
·         Enganados por Representantes do Sagrado que abusaram de sua Fé

[2] Quadro resumo cronológico das Gerações:





[3] O ambiente da Geração Y:

  •          Trabalharão em “Empregos”  (?!) que ainda não existem
  •          Utilizando tecnologias que ainda serão criadas e substituídas várias vezes ao longo de suas vidas
  •          Para aproveitar oportunidades e solucionar problemas que não sabemos quais serão


     A estabilidade e previsibilidade vivida pelos  Baby-boomers e, um pouco menos, pela Geração X, acabou. Como, creio, está evidente para todos nós que não estejamos “intelectualmente reclusos em alguma caverna conceitual”.


Continuo recomendando visitar o site e ler o livro.

Artigos do autor

Também temos os seguintes espaços para conversarmos sobre o assunto:

·         Em meu blog:
5 Gerações no Mercado de Trabalho. Geração Y é o X da Questão


·         Na Escola de Redes:
(Pois considero o tema convergente com as análises que lá temos feito das necessidades de alteração das Instituições Sociais, essencialmente Hierárquicas para o padrão Redes, mais de acordo com a alta necessidade da Geração Y de Colaboração, Conexão, Flexibilidade e Orientação para Resultados ).

Página de Sidnei Oliveira

Geração Y - O nascimento de uma nova versão de líderes - Sua Organização e Você estão prontos para eles?

Comentário de Claudio Estevam Próspero em 30 abril 2010 às 12:13
Geração Y - O nascimento de uma nova versão de líderes - Sua Organização e Você estão prontos para eles?


·         Na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – Fórum de GC em TI
Todos os Fóruns >> [Fóruns de GC em áreas de aplicação] >> GC na área de TI >> Criatividade e Inovação em TIC?

Nenhum comentário: