História humana, conforme alguns conceitos de Pierre Levy
20081012 - reformatação para facilitar leitura (Alterações em azul)
(*) Distribuído originalmente em 2003 (primeiro Portal da SBGC)
Referência bibliográfica: A Conexão planetária - Pierre Lévy - Editora 34
Fase I – Gênesis
. Grupos de hominideos (clãs / tribos), linguagem.
. Algum local da África.
. Divisões por necessidades territoriais (caçadores / coletores) – nômades – divisão dos grupos originais.
. Centro/Periferia não se aplica.
Fase II - Impérios militares / religiosos.
. Agricultura, domesticação de animais, cidades, escrita.
. Mesopotâmia, América Central, Ásia, Grécia e Roma.
. Divisões por lutas, conquistas, conversões religiosas.
. Centros : laços de sangue ou de fé.
. Periferias : os clãs conquistados e/ou convertidos.
Fase III – Conexão planetária "rígida" (Hard).
. Grandes navegações, ferrovias, automóvel, telegrafo, telefone
. Imperialismo e colonialismo.
. Conquistas comerciais, com "roupagem" militar, religiosa, nacionalista.
. Centros : capacidade industrial, laços comerciais / financeiros.
. Periferias : fornecedores de matéria-prima e mão de obra barata.
Fase IV – Conexão planetária "suave" (Soft).
. Multinacionais e transnacionais, aviação à jato, radio, televisão, Internet.
. Globalização.
. Conquistas mentais e financeiras (construção e imposição da percepção).
. Centros : capacidade de conectividade e inteligência coletiva : produção de conceitos ("índice de centralidade" = número de microprocessadores x número de conectores telefônicos * número de "produtores de conteúdos" (estúdios de cinema / televisão, agências de notícias, criadores de moda).
. Periferias : consumidores de conceitos e modas, fornecedores de atenção (audiência). (Alta densidade de aparelhos receptores (televisões, rádios e cinemas) indicam a periferia).
. Aplicando os conceitos acima : New York é mais central do que Congo (África), New York é mais central que Cidade do México (muitos aparelhos de televisão, poucos centros coletivos de inteligência).
. As redes de comunicação e dados disseminam a percepção de uma civilização planetária (comemos as mesmas comidas, recebemos as mesmas notícias, aspiramos as mesmas viagens turísticas, lemos os mesmos livros, assistimos os mesmos filmes, etc...).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário