quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

AVATAR, filme 3D - Hollywood converte-se à Hipótese Gaia ?

---------- Forwarded message ----------
From: Claudio Estevam Próspero
Date: 2010/1/6
Subject: AVATAR, filme 3D - Hollywood converte-se à Hipótese Gaia ?
To:


Para quem desejar conhecer os conceitos básicos do conflito, tão bem dramatizado no filme AVATAR, entre duas Visões de Mundo:

  • uma mecanicista / industrial
  • outra orgânica / biotecnológica (genética) - nanotecnológica

Recomendo as seguintes leituras:

ALFABETIZAÇAO ECOLOGICA (em Portugues) (2007)
CAPRA, FRITJOF / VARIOS AUTORES
CULTRIX
CIENCIAS BIOLOGICAS-ECOLOGIA
Segundo os pensadores e educadores que escreveram este livro, reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto dos sistemas - familiar, geográfico ecológico e político. Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão que ser 'ecologicamente alfabetizadas'. O conceito de 'alfabetização ecológica', inspirado nas teorias de Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização, localizado em Berkeley, na Califórnia, vai além de educação ambiental como disciplina escolar. Os artigos e ensaios reunidos nesse livro - publicação em língua portuguesa do Centro de Eco-Alfabetização - revelam o trabalho que está sendo realizado pela vasta rede de parcerias desse Centro. Numa escola de nível médio, por exemplo, Alice Waters criou um programa que não apenas oferece aos estudantes alimentos saudáveis, mas também os ensina a cultivar uma horta - e nela estudar os ciclos da vida e os fluxos de energia - como parte do currículo. Entre os projetos estudantis apoiados pelo Centro de Eco-Alfabetização e descritos nesse livro, estão a recuperação e exploração de baias hidrográficas, parcerias entre fazendas e escolas, e programas de educação ecológica voltados para a justiça ambiental. 'Alfabetização ecológica' reúne teoria e prática com base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação.

PERTENCENDO AO UNIVERSO (em Portugues) (2003)
CAPRA, FRITJOF
CULTRIX
CIENCIAS/FILOSOFIA E HISTORIA

Nesta obra, Capra e David SteindlRast, monge beneditino comparado por muitos a Thomas Merton, investigam os paralelismos entre o pensamento do 'novo paradigma' na ciência e na religião, que, juntas, oferecem uma visão notavelmente compatível do universo - um modelo holístico e profundo baseado numa percepção da complexa natureza da verdade e do mito da objetividade. Estes diálogos cheios de vigor e de vida projetam novas luzes sobre as surpreendentes e inéditas conexões entre a ciência e a experiência de Deus. Como peritos reconhecidos em seus campos - Capra em física teórica e em teoria sistêmica, e Steindl-Rast em espiritualidade contemporânea e em ecumenismo ambos se deslocaram para alem de suas especializações, em direção a uma criativa busca de significados, num nível ao mesmo tempo interdisciplinar e de cruzamento cultural. O resultado é este livro admirável no qual eles descobrem uma compatibilidade profunda nas fronteiras do pensamento científico e da experiência religiosa, onde as descobertas da ciência e a sabedoria da espiritualidade produzem introvisões paralelas a respeito da natureza ultima da realidade.

CONEXOES OCULTAS, AS (em Portugues) (2002)
CAPRA, FRITJOF
CULTRIX
CIENCIAS/FILOSOFIA E HISTORIA

As últimas descobertas científicas mostram que todas as formas de vida - desde as células mais primitivas até as sociedades humanas, suas empresas e Estados nacionais, até mesmo sua economia global - organizam-se segundo o mesmo padrão e os mesmos princípios básicos - o padrão em rede. Neste livro, Fritjof Capra desenvolveu uma compreensão sistêmica e unificada que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida e demonstra que a vida, em todos os seus níveis, é interligada por redes complexas.

TEIA DA VIDA, A (em Portugues) (1997)
CAPRA, FRITJOF
CULTRIX
CIENCIAS/FILOSOFIA E HISTORIA

Neste livro Capra propicia uma síntese de descobertas científicas recentes como a teoria da compelxidade, a teoria Gaia, a teoria do caos e outras explicações das propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas. As descobertas surpreendentes de Capra confrontam os paradigmas mecanicistas e darwinistas aceitos e proporcionam uma extraordinária nova base para políticas ecológicas que nos permitam construir e sustentar comunidades sem colocar em risco as oportunidades para futuras gerações. Baseado em dez anos de pesquisas e discussões com cientistas de vanguarda em todo o mundo, 'A teia da vida' apresenta novas e estimulantes perspectivas sobre a natureza da vida e abre caminho para a autêntica interdisciplinaridade.

Comentários adicionais sobre os tópicos acima podem ser encontrados em:



[Inovação necessária] Tribalismo étnico => Civilização de conquista => ?



Humanidade - Vírus(1) ou Cérebro de Gaia (2) ?

Todos os Fóruns >> [Fóruns temáticos] >> Gestão do Conhecimento >> Humanidade - Vírus(1) ou Cérebro de Gaia (2) ?



--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero
http://twitter.com/prosperoclaudio
http://www.linkedin.com/in/cprospero
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usuário:ProsperoClaudio (Apresentação pessoal)
http://escoladeredes.ning.com/ (Escola de Redes [E = R])
http://www.novastrilhas.org.br/site/index.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aliança_para_uma_Nova_Humanidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecocidade
http://www.wikifuturos.com.br/prosperoclaudio (Wiki Futuros - CrieFuturos)
http://www.holos.org.br/cursosetreinamentos/ (HOLOS - Coaching e Mentoring)
http://www.nef.org.br (Núcleo de Estudos do Futuro)
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento)
===> http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tt.asp?forumid=35&p=&tmode=1&smode=1 [GC em TIC]
===> http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tt.asp?forumid=118 [Agenda Brasil do Conhecimento]
===> http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tt.asp?forumid=105 [Inovação]

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.
Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!

Nenhum comentário: