quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Economia do Conhecimento 

20081012 - reformatação para facilitar leitura (Alterações em azul) 


Comparação entre fábricas de mercadorias (estações de trabalho) com "fábricas de informações" (conjunto de cérebros como unidades de produção de conhecimento, representado por informações).

O que é PRODUTO em uma Economia do Conhecimento
Um determinado conjunto de Informações, com uma determinada estrutura de apresentação, em uma mídia particular, com o objetivo de ser uma mensagem que transmita um significado planejado entre duas ou mais mentes.

O que é CUSTO em uma Economia do Conhecimento
Custo do tempo das pessoas detentoras do conhecimento para sua aplicação à situação problema.

Custo da estrutura para transferência síncrona ou assíncrona do significado entre pessoas (tempo do aprendiz, custo de livros, ou outras mídias de apoio ao aprendizado por iniciativa própria).

O que é MARCA em uma Economia do Conhecimento
Ter reputação de conhecedor de um dado assunto, ser acreditado, ser uma boa fonte de informações sobre o assunto.

Geralmente os mercados são imperfeitos por deficiências de conhecimento

Os produtores não possuem o conhecimento sobre clientes, processos e competências para obter custo / benefício otimizado.

Os consumidores não possuem o conhecimento sobre os produtos e produtores para otimizar suas compras 

O conceito de mercado não é totalmente aplicável na Economia do Conhecimento

Existem compradores e vendedores de conhecimento, mas o conceito de propriedade, como posse excludente da posse por outros, não se aplica, ou seja, a venda deconhecimento não implica em deixar de possuí-lo. (Bens não-rivais)

Na verdade ao "entregar informação" o conhecimento do vendedor se amplia, no mínimo, quanto aos aspectos que adaptem sua comunicação para cada público alvo. Como consequênca, quanto mais compartilhada for a posse do conhecimento, maior será a riqueza dos atuais e futuros proprietários, pois quanto mais divulgado oconhecimento sobre um tópico, maior a probabilidade deste conhecimento ser ampliado ou melhorado.

Referências bibliográficas:
Conhecimento Empresarial - Davenport / Prusak - Ed. Campus 

A Economia da Atenção - Davenport / Beck - Ed. Campus 

A reinvenção do Bazar - Uma história dos mercados - John McMilllan - Jorge Zahar Editor 
Principalmente o capítulo 9 - O embaraço da patente - sobre o delicado equílíbrio necessário entre promover a inovação pela proteção dos direitos dos inovadores e facilitar a circulação das idéias na sociedade.

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