quinta-feira, 18 de março de 2010

Wiki corporativo: porque e como ter um Wiki na sua Organização?


Quem navega na internet deve conhecer a Wikipédia, uma enciclopédia virtual alimentada por usuários do mundo inteiro, formando uma grande base de conhecimento. O que muitos não param para pensar é em como uma ferramenta pode ser importante no seu ambiente de trabalho.

Um Wiki Corporativo pode ser bastante útil sobre vários aspectos: para concentrar as normas da empresa, servir como manual para sistemas internos, ser uma referência onde constam todos os processos internos ou até para guardar as lições aprendidas dos  projetos.

No meu trabalho, estamos usando esta ferramenta com sucesso para armazenar padrões de processos e How To’s relativos ao nosso setor. A utilidade é inquestionável, então, porque tão poucas empresas utilizam?

Existem várias ferramentas gratuitas que podem ajudar a construir um Wiki no seu trabalho. Tudo o que você precisa é fazer o download, armazenar em um servidor e configurar o aplicativo. Sem custo, sem grande demanda de tempo e conhecimento, é possível ter um Wiki prontinha para usar.
Aqui estão algumas ferramentas para Wiki. Com estas, já dá para dar um bom pontapé inicial:

+detalhes:

Mais informações:

TERÇA-FEIRA, AGOSTO 29, 2006
Eu estava lendo o Agile Java Development with Spring, Hibernate and Eclipse e o autor me surpreendeu quando citou algumas ferramentas livres utlizadas por ele durante o processo de desenvolvimento dos seus projetos. Fora o que eu já esperava, como o Eclipse, algumas frameworks e o Open Office, ele recomendou utilização de um Wiki. O motivo da minha surpresa é que logo que entrei na empresa, sugeri que utilizássemos uma ferramenta desta para compartilharmos dicas sobre as ferramentas e as convenções sobre o nosso ambiente de desenvolvimento. Felizmente a sugestão foi acatada e está dando muito certo - todos da equipe contribuiem facilmente e a informação fica centralizada num único lugar, de fácil acesso.
O legal, é que agora a pouco dei uma googlada e vi que o negócio é sério, até para empresas como a Disney, Nokia e Yahoo!
+detalhes: 

Wiki: um novo conceito de internet nas empresas
Publicado em: 24/08/2006  |  Views: 3.021 | 
Por trás da badalada Wikipedia, enciclopédia livre que conquistou milhões de leitores e ganhou o status de “tão confiável quanto a Britânica”, se esconde uma tecnologia que começa a ganhar adeptos no mundo corporativo: os softwares de wiki. Entre eles, destacam-se pesos-pesados como a IBM, que aposta na ferramenta para facilitar a colaboração a avançar em projetos de uma das suas áreas mais estratégicas: a de inovação.

Para definir o que fazem os wikis, ninguém melhor do que ela, a própria Wikipedia: “software colaborativo que permite a edição coletiva dos documentos usando um singelo sistema e sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação”.

O conceito é realmente simples - textos publicados na web que podem ser modificados por qualquer usuário, via browser, sem a necessidade de autorização prévia, aliados a um sistema que registra todas as alterações e as exibe, de forma transparente, tornando a construção do conhecimento muito mais fluída.
- - - - 
Os wikis são um dos elementos da chamada Web 2.0, de forma bastante geral, baseia-se em um novo paradigma de produção de conteúdo, que parte dos usuários para os próprios usuários - sites de compartilhamento de vídeos (como o YouTube), de fotos (Flickr), bookmarks (Del.icio.us), blogs e redes sociais atestam a crescente popularidade do modelo.

No mundo corporativo, a aplicação deste modelo pressupõe não mais uma comunicação hierarquizada, que parte da cúpula para a base, mas uma construção difusa das idéias dentro da empresa. Em outras palavras, sai de cena a intranet e entram os wikis.

No Brasil, este é um modelo ainda não muito difundido entre as empresas. “Sabemos de algumas experiências, mas ainda está muito restrito a empresas da área de Tecnologia da Informação. No futuro, esta tecnologia poderá ser usada por empresas da área farmacêutica, para criar um novo remédio, por exemplo. Pensando além, podem ser criados wikis que extrapolam o ambiente interno e se estendem à cadeia de parceiros das empresas”, especula o executivo da IBM.
O conceito é novo, mas não totalmente inexplorado em terra tupiniquim. O Peabirus, plataforma para criação de redes orgânicas (que, em uma comparação simplista, funcionam como as redes sociais, cujo principal expoente no Brasil é Orkut) que reúnem diferentes elos de cadeias produtivas - empresas, pesquisadores, entidades setoriais, entre outros -, estréia nesta semana um wiki voltado a apresentar os projetos que estão sendo criados e discutidos dentro do ambiente.

“O Wikirus será aberto à visitação pública, mas só poderá ser editado pelos próprios participantes do Peabirus, que hoje são mais de mil, em diferentes cadeias produtivas”, explica Rodrigo Mesquita, diretor da empresa Raduim Systems, criadora da plataforma. “Além disso, teremos o Educarus, que será um wiki voltado, inicialmente, à definição das políticas de conduta dentro do Peabirus”, acrescenta.

Mas como toda boa idéia, o wiki pode se tornar um complicador dentro da empresa, em vez de um facilitador, se não for adotado da forma correta, observando-se alguns cuidados. Lozinsky, que participa de um wiki com mais de mil membros (em apenas dois meses de vida) dá algumas dicas para o sucesso de um wiki corporativo:

+detalhes:

Sugestões de Wiki 

Fórum com experiências de uso de Wiki em organizações

+detalhes:

GUJ - Notícias, artigos e o maior fórum brasileiro sobre Java


Wiki Matrix
Compare them all

Choosing a Wiki for the first time isn't an easy task, especially for people who are new to the Wiki concept.
This wizard will help you through the first steps of narrowing down the list of available Wikis matching your special needs.
This is not rocket science, the wizard will just ask you a few questions and do a search for Wikis based on the corresponding answers.
The wizard tries to explain in simple terms the various options you usually have to think about when choosing a Wiki. This means that some things are generalized and simplified. Suggestions to improve the wizard are welcome.

+detalhes:


Veja reportagem e depoimentos de algumas empresas, sobre o Wiki:

+ INFO WEB 2.0

Durante o seminário Web 2.0, realizado pela INFO, Hering, Le Postiche e Amil mostraram como estão utilizando na sua intranet o conceito de colaboração que ganhou o mundo dos internautas com a Wikipedia.

Le Postiche
Atualmente, 1.600 pessoas - entre lojistas, fornecedores e prestadores de serviços – rendem mais de 18 mil acessos por mês. Além de saber das novidades das lojas por meio de uma revista eletrônica editada pelos próprios lojistas, os colaboradores dão dicas e opiniões para o crescimento da marca da empresa.

Amil Assistência Médica
Já na Amil Assistência Médica, a idéia de criar um site de wiki partiu da área de TI. O Wiki Amil começou como uma simples enciclopédia para os desenvolvedores e hoje já se tornou uma ferramenta poderosa de ouvidoria e troca de conhecimento entre as diversas áreas da empresa.

Hering
De acordo com Marcelo Camêlo, gerente de TI da Hering, uma enciclopédia técnica marcou a primeira onda do wiki na empresa. “Agora, os funcionários estão usando a rede para publicar seus próprios trabalhos”, diz o executivo. Camêlo lembra que tudo o que é colocado no Wiki pelos técnicos acaba sendo melhor absorvido que informações encontradas em manuais.

INFO NEWS, Bruno Ferrari, Jornalista da Revista Info Disponível em:
Acesso em: 11.03.2008.

+detalhes:

Wiki corporativo: ferramenta estratégica de colaboração e comunicação para empresas 2.0

"Você usa wikis?" "Wiki... Wiki... ah sim, conheço a Wikipedia...". Esta é a resposta dada por 9 em 10 executivos brasileiros.

Em empresas maduras no uso de ferramentas sociais, wiki é a aplicação 2.0 para a qual confluem as informações de todas as demais. Simples assim. É, por excelência, o coração da comunicação muitos-para-muitos. A simples possibilidade de co-edição de uma mesma página traz impactos expressivos sobre a organização do trabalho. Os benefí cios do "wiki way" para a agilidade e inteligência organizacionais vêm chegando por dois lados opostos: a influência dos geeks do software livre, e a visão das matrizes de corporações globais como a GM, KPMG, Novartis, Motorola, IBM e SAP.

Este workshop discute a experiência internacional e os primeiros casos brasileiros, em uma visão sócio-técnica atualizada e na perspectiva do ecossistema das demais ferramentas sociais utilizadas internamente nas empresas.

No "wiki way" tudo começa antes de começar, e continua depois de acabar. O aprendizado já terá início antes do workshop, num ambiente wiki rico de possibilidades, e continua após o workshop, com aprofundamento das discussões por mais 30 dias, e já com a integração das percepções dos participantes no seu próprio ambiente de trabalho.


+detalhes:


01 de setembro de 2009, às 17h01min

O papel da TI nas redes sociais corporativas

Há muito o que aprender com Twitter, Facebook, blogs e Wikipedia. Mas o segredo ainda está em como os funcionários usam estas ferramentas

Por Gilberto Pavoni Junior , IT Web
Redes sociais são tecnologia. Isto é inegável. Porém, a transformação que estes sistemas podem trazer não está exatamente nas suas funções ou em seu código binário. O segredo está nas pessoas. O modo como funcionários usam um wiki corporativo ou trocam ideias por um blog ou qualquer outra plataforma que consiga unir grupos de interesse é que determina o sucesso de uma rede social dentro de uma empresa. 

"Não é mais uma questão de perguntar o que a companhia ganha com isso, a pergunta certa é o que nós ganhamos?", enfatiza o consultor sênior da TGT Consult, Waldir Arevolo. Para ele, antes de uma empresa adotar uma rede social interna, precisa determinar quem são os funcionários que conseguem gerar algum valor para o negócio e tem capacidade de colaborar com outros.

+detalhes:


Social Media – Blogs X Wiki na comunicação empresarial

Um dos meus passatempos preferidos é a pesquisa da internet. E ao visitar diversos sites sobre relações públicas, jornalismo, social media e todas as tendências da área de comunicação me deparei com discussões muito interessantes. Uma delas é sobre os blogs corporativos e o poder da Web 2.0.
A propósito disto me ocorreu que os servidores de Wiki podem ser uma melhor ideia para esse tipo de comunicação corporativa do que os blogs. Assim todos podem colaborar e opinar e as conversações podem originar muitos debates interessantes. Um exemplo de Wiki (que está disfarçado de blog) é o Collective Conversation (da Hill & Knowlton), do qual tomei conhecimento também aqui. Outra sugestão interessante pode ser juntar os dois, Blog e Wiki, como Martin Fowler já pensou, mas ainda não está totalmente desenvolvido.
+detalhes:



Um comentário:

ProsperoClaudio disse...

Fóruns relacionados com o assunto na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento:

WIKI em organizações? O que, como, onde?

http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=6257&forumid=35

Wikinomics - Colaborar é a nova regra dos negócios

http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=4631&forumid=30