quinta-feira, 15 de abril de 2010

John Kenneth Galbraith - Biografia e Livros, em português


John Kenneth Galbraith - Biografia e Livros, em português


John Kenneth Galbraith
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nascimento
Morte
29 de abril de 2006 (97 anos)Cambridge
Campo(s)
Prêmio(s)

John Kenneth Galbraith (Iona Station, Ontário, 15 de outubro de 1908  Cambridge, 29 de abril de 2006) foi um célebre economista estado-unidense, umkeynesiano e um escritor prolífico.
Galbraith foi uma figura com os pés bem assentes na terra, cético perante às extravagâncias mais fascinantes da teoria econômica quando não justificadas pelos dados empíricos. Por exemplo, no seu livro intitulado "In The New Industrial State" (1967), ele afirma que muito poucas indústrias nos Estados Unidos enquadram-se no modelo da concorrência perfeita.
Galbraith era filho de canadenses de ascendência escocesa, William Archibald Galbraith e Sarah Catherine Kendall. Ele nasceu em Iona Station, Ontário, e cresceu em Dutton, Ontário. Seu pai era fazendeiro e professor de escola, e sua mãe era ativista política.
Galbraith licenciou-se pelo Colégio de Agricultura do Ontário, hoje Universidade de Guelph, tendo depois feito o mestrado e doutoramento na Universidade da Califórnia, Berkeley.
Em 1937 ele se torna cidadão dos Estados Unidos da América (nessa época os EUA e o Canadá não aceitavam a dupla nacionalidade), mas ele foi homenageado pelo seu país nativo até o fim de sua vida, e suas origens canadenses foram freqüentemente citadas.
Durante a Segunda Guerra MundialGalbraith pertenceu à administração pública, no cargo de vice-director do gabinete da administração de preços (deputy head of the Office of Price Administration). No final da guerra, foi-lhe pedido que executasse um inquérito sobre o bombardeamento estratégico aliado, que concluiu que ele não teve efeitos e não encurtou a guerra. Após a guerra, ele tornou-se conselheiro da administração do pós-guerra na Alemanha e Japão.
Em 1949Galbraith foi nomeado professor de economia na Universidade de Harvard. Foi então também editor da revista Fortune.
Ele foi um amigo do presidente John F. Kennedy, por quem foi nomeado embaixador na Índia entre 1961 e 1963, onde teve um papel no apoio econômico ao governo indiano e ao desenvolvimento do país. No país asiático, ele ajudou a estabelecer uma das primeiras faculdades de ciências de computação no Instituto Indiano de Tecnologia em Kanpur, Uttar Pradesh.
Galbraith, aos 97 anos, morreu de causas naturais no Hospital Mount Auburn em Cambridge, Massachusetts, depois de duas semanas internado.

John Kenneth Galbraith: His Life, His Politics, His Economics, a Biography by Richard Parker.


Livros - em Português


Economia Das Fraudes Inocentes, A

John Kenneth Galbraith sempre foi considerado o enfant terrible da economia americana, aquele que percebe que o rei está nu e faz questão de trombetear o fato. Suas opiniões costumam ser originais e provocativas, divergindo dos ortodoxos manuais de economia. 'A economia das fraudes inocentes' pode ser considerado o extrato do pensamento produzido por uma mente criativa e destemida durante toda a vida. Nele, Galbraith afirma que vivemos num mundo de mentiras impingidas como verdades cristalinas e irrefutáveis. Um mundo de fraudes, nem todas inocentes.

Galbraith Essencial

Os Principais Ensaios De John Kenneth Galbraith

Elaborados entre 1952 e 1999, os ensaios reunidos neste volume e selecionados pelo próprio autor trazem a súmula do pensamento do economista John KennethGalbraith. Aqui está a descrença de Galbraith no poder regulador no mercado e na soberania do consumidor, sua crítica à especulação financeira, sua defesa da necessidade da intervenção moderada do Estado, sua análise do poder exercido pela tecnologia e pela publicidade. Em cada um dos textos, evidenciam-se sua insatisfação com o que ele chamou de 'sabedoria convencional' e a exigência de unir o aspecto social, histórico e político ao comentário econômico.

Capitalismo Americano

Trata-se de um texto para entender, por meio da história, o sistema econômico dos Estados Unidos, sobretudo no momento em que seus excessos têm conduzido o mundo globalizado a uma crise financeira e econômica.

Capitalismo, Comunismo E Coexistencia

De Um Passado Amargo A Esperanças Melhores

É uma obra que se preocupa, principalmente, em trazer ao leitor o histórico da Administração, ciência hoje vital pra o sucesso nos diversos segmentos sociais e empresariais.

1929 - A Grande Crise

Anatomia Do Poder, A

Neste livro, o autor aborda o tema do poder, em especial a forma como as suas fontes - a personalidade, a propriedade e a organização - evoluíram ao longo dos tempos, do mundo feudal à ascensão do capitalismo e à criação da moderna empresa. Analisa, também, o modo como estas três pedras basilares do exercício do poder se foram alternando em grau de importância, adaptando-se à evolução dos tempos e culminando na hegemonia da moderna organização empresarial. Um texto para se perceber os mecanismos e a dinâmica do poder, bem como a reacção simétrica que o seu exercício origina.

Cultura Do Contentamento, A
Coleção: PLATANO DE MAIO
Autor:
 GALBRAITH, JOHN KENNETH
Editora:
 EUROPA-AMERICA PT
Assunto:
 ECONOMIA

Novo Estado Industrial, O

Sociedade Desejavel, A

1929 - O Colapso Da Bolsa
Coleção: NOVOS UMBRAIS
Autor:
 GALBRAITH, JOHN KENNETH
Editora:
 THOMSON PIONEIRA
Assunto:
 ECONOMIA

Breve Historia Da Euforia Financeira, Uma

Capitalismo E Comunismo

Perestroikas Necessarias (as)


Dinheiro, O - Donde Veio, Para Onde Foi

Economia Ao Alcance De Quase Todos, A
- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Nenhum comentário: