sexta-feira, 16 de abril de 2010

Os Dez Mandamentos - norte mais claro para ajudar na construção de uma outra Governança Planetária, que priorize a Sustentabilidade


Os Dez Mandamentos

(Edição revista e atualizada)
Ladislau Dowbor e pesquisadores
do grupo Crises e Oportunidades

Como sociedade, desejamos não somente sobreviver, mas viver com qualidade de vida, e porque não, com felicidade. E isto implica elencarmos de forma ordenada os resultados mínimos a serem atingidos, com os processos decisórios correspondentes. Os Mandamentos abaixo elencados têm um denominador comum: todos já foram experimentados e estão sendo aplicados em diversas regiões do mundo, setores ou instâncias de atividade. São iniciativas que deram certo, e cuja generalização, com as devidas adaptações e flexibilidade em função da diversidade planetária,  é hoje viável. Não temos a ilusão relativamente à distância entre a realidade política de hoje e as medidas sistematizadas abaixo. Mas pareceu-nos essencial, de toda forma, elencar de forma organizada as medidas necessárias, pois ter um norte mais claro ajuda na construção de uma outra governança planetária. Não estão ordenadas por  ordem de importância, pois a maioria tem implicações simultâneas e dimensões interativas. Mas todos os mandamentos deverão ser obedecidos, pois a ira dos elementos nos atingirá a todos, sem precisar esperar a outra vida.

Considerando que a obediência à versão original dos Dez Mandamentos foi apenas aleatória, desta vez o Autor teve a prudência de acrescentar a cada Mandamento uma nota de explicação, destinada em particular aos impenitentes.

I – Não comprarás os Representantes do Povo

II – Não Farás Contas erradas

III – Não Reduzirás o Próximo à Miséria

IV – Não Privarás Ninguém do Direito de Ganhar o seu Pão

V – Não Trabalharás Mais de Quarenta Horas

VI – Não Viverás para o Dinheiro

VII –  Não Ganharás Dinheiro com o Dinheiro dos Outros

VIII – Não Tributarás Boas Iniciativas

IX – Não Privarás o Próximo do Direito ao Conhecimento

X – Não Controlarás a Palavra do Próximo



Leia o texto completo em: http://dowbor.org/wp/?p=2531




Car@s.

     Repasso o excelente texto anexo, do Ladislau Dowbor, por cujas idéias e poder de síntese tenho um grande respeito. Tenho aprendido muito com a leitura de seus artigos e livros.

   Ao Ladislaw, copiado, agradeço a sugestão de leitura. Como sempre, muito enriquecedora. No final do texto existe link para outros textos de qualidade.

    Esta troca de mensagens é um exemplo do “poder das redes” (ver o mandamento IX – Não Privarás o Próximo do Direito ao Conhecimento)

   Com certeza esta msg´s será redistribuída por parte dos que a receberem e provocará “reflexões em cadeia” sobre o assunto.

   Também é um exemplo do efeito exponencial e colaborativo das redes para o conhecimento:

   A carência humana de posse e, em alguns casos, de ostentação de posse, trabalha a favor do desenvolvimento do conhecimento, pois a posse é incrementada pela distribuição, ou seja, mais detém conhecimento quem mais o compartilha, ou monta melhores redes para consegui-lo. Já a ostentação do conhecimento só é possível em grupos que tenham conhecimento similar, podendo avaliar e valorizar o conhecimento possuído pelo ostentador. 

    Minha visão sobre Conhecimento Livre e seus princípios, de onde a frase acima foi extraída, pode ser lida em:


Abraços.
Claudio


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Ladislau Dowbor
Data: 8 de abril de 2010 19:03
Assunto: RE: Existe Liberdade de Expressão no Brasil ?
Para: Claudio Estevam Próspero


Claudio, como poucos lêem economia, resolvi adotar um tom biblico e ameaçador. Aproveite, Ladislau

Nenhum comentário: